Esta página tem o objetivo de contribuir para a difusão de informações sobre a cultura do meio rural. A intenção não é ser uma referência em “furos jornalísticos”, mas divulgar as riquezas culturais e naturais que ainda não conseguiram espaço na grande mídia. Seja produção própria ou compilação junto a outros veículos, que terão a fonte devidamente citada, PALAVRA RURAL trará também informações importantes ao homem do campo e a todos que se interessam pelas coisas do meio rural.
sábado, 2 de março de 2013
Norte de Minas vive seca em pleno período de chuvas
É muito preocupante, por que não dizer, de causar pena, esta situação mostrada pelo G1:
O período chuvoso no semiárido de Minas Gerais costuma ser de outubro à março, mas este ano ainda não se firmou. Em fevereiro, a média prevista de chuva era de pouco mais de 100 milímetros, mas ainda não choveu nada.
Os rios estão praticamente secos, apenas com algumas poucas poças.
O criador Alexander Oliveira fez empréstimo para irrigar um hectare de pasto com água de uma lagoa e garantir o capim. O investimento não tem certeza nenhuma de retorno. “A rasteira deste ano, pouco produtor vai aguentar”, lamenta.
A única barragem que abastece Monte Azul, em pleno período chuvoso está completamente seca. O município é um dos mais prejudicados do semiárido mineiro. Plantações de arroz, feijão, milho e sorgo estão quase todas perdidas.
Na lavoura de milho, a constatação da chuva mal distribuída é visível. Foram apenas 378 milímetros de novembro até agora, índice que deveria estar em quase 700.
Por causa da seca e das perdas na lavoura, muita gente está deixando a região já no início do ano.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário