Mais responsabilidade no uso dos agrotóxicos no Brasil com objetivo de preservar a saúde dos trabalhadores do setor e garantir a segurança dos alimentos que são levados diariamente à mesa do consumidor. É o que propõe o Encontro de Fiscalização e Seminário sobre Agrotóxicos (ENFISA), que chega à sua décima edição em 2012. A etapa Regional Norte foi realizada nos dias 6,7 e 8 de março, em Manaus (AM), com a participação de representantes dos órgãos de defesa agropecuária de todos os estados da Região Norte e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Participaram também, como ouvintes, representantes de cinco associações de indústrias de insumos agrícolas.
Sob coordenação de Luiz Antônio da Silva (CODESAV/SEPROR) e de Luís Eduardo Pacifici Rangel (MAPA), os participantes do ENFISA aprovaram a “Carta de Manaus”, cuja redação traz importantes proposições para o desenvolvimento de uma agricultura mais sustentável. As propostas visam à melhoria das práticas de combate às pragas da agricultura e à diminuição do risco para trabalhadores rurais incumbidos da aplicação de agrotóxicos. A qualidade dos alimentos, a saúde animal e a preservação do meio ambiente também estão contempladas no documento.
A Carta de Manaus propõe, ainda, planos de ações para agilizar o que foi discutido e proposto no evento. Faz parte dessas sugestões, a necessidade de intensificar a fiscalização de devolução de embalagens vazias nas propriedades rurais e a verificação também no comércio e no uso de agrotóxicos. Outra proposta importante, principalmente no que se refere ao trabalho junto à comunidade, foi a de propor políticas para que o uso de agrotóxicos em comunidades quilombolas, assentamentos e áreas indígenas seja realizado de maneira segura.
ENFISA - É o principal fórum de discussão técnica sobre regulamentação de agrotóxicos no Brasil. Foi iniciado em 2002 e sua importância está no fato de que as prioridades identificadas durante a reunião resultam na maior harmonização nos procedimentos estaduais de fiscalização de comércio e uso de agrotóxicos, com total transparência para o setor privado e a comunidade em geral.
O ENFISA tem a organização da Agropec Consultoria em Defesa Agropecuária, empresa sediada em Belo Horizonte e com 34 anos de prestação de serviços para instituições públicas e privadas, tanto no Brasil quanto no exterior.
Agenda
A próxima etapa regional do ENFISA será em Brasília (DF) de 10 a 12 de abril na Embrapa Estudos e Capacitação. Participarão representantes de órgãos responsáveis por fiscalização de comércio e uso de agrotóxicos das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e profissionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Mais informações sobre a Carta de Manaus: http://issuu.com/reginasugayama/docs/enfisanorte2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário